domingo, dezembro 24, 2006

"quem é Jesus?"

Estava eu no ônibus de linha 406 - Aquiles, segurando no higiênico ferro de passageiros para não cair, quando reparo na garotinha tranqüila que sentava no banco a minha frente, ela, seus grandes olhos azuis e a vó ...
Aos poucos a menina começou a ficar agitada, desatou a falar coisas filosóficas e teorias, fiquei assustado em ver uma criança daquele tamanho falando aquele tipo de coisa. Parou de repente, cantou então em alto e bom som uma música que ficará na minha cabeça ( e na cabeça de muitos passageiros que a ouviram também) por um bom tempo... " quem é Jesus? eu preciso saber.. quem é Jesus? venha conhecer ... " . Imagine isso, cantado por uma menina de uns 3 anos, sentada séria olhando para frente.
Um questionamento bem propício para a véspera da natal. "Quem é Jesus?" ...
Na metade da família em que cresci a religião evangélica era (ainda é para alguns) a principal fonte de conhecimento, inspiração e verdades acerca das coisas. Me lembro do banco gigante da igreja, das pessoas colocando suas Bíblias nele, de pessoas reparando uma nas outras e um número bem pequeno de idosos na frente prestando atenção no que o pastor dizia, eram os únicos. Não me sentia tocado, nem renovado ... mas um personagem me chavama muita atenção, até porque era quase impossível não o perceber pregado no meio daquela cruz gigante, atrás do pastor, olhando para o chão com cara triste.
Por crescer alguns anos nesse meio e por ter tanta curiosidade pela figura na cruz acabei conseguindo um bom conhecimento sobre a Bíblia, as principais histórias, os sermões, as morais, adquiri a crença em Deus, mas não conseguia descobrir ainda quem era de verdade Jesus, como ele vivia realmente.
Hoje, depois de ler tantos autores suicidas e de ter me descoberto um suicida em ascensão ao nada, acabei perdendo um pouco a crença nas histórias fantásticas da Bíbllia, mas a curiosidade por Jesus ainda é grande. Não para segui-lo e alcançar o "céu", até porque essa idéia de viver para sempre não é comigo, mas sim para conhecer sua vida e como ele lidava com certos problemas e dilemas.
Acredito mesmo que ele tenha vivido entre os homens, não acho que foi inventado, como em uma história qualquer que o autor inventa um personagem, creio que ele viveu e morreu de forma grande, um homem que chamam de Jesus Cristo. Sobre o que ele pregou e como a Bíblia foi escrita já é outro fator, que não quero comentar para não chocar as pessoas. Mesmo se fosse um personagem fictício, sua vida poderia ser muito bem tomada como exemplo pelos ateus por ai afora. Aliás, se nós prestassemos mais atenção nas suas palavras com certeza o mundo estaria melhor. É difícil analisar a vida de alguém sem muito material concreto, a Bíblia expõe mais o lado espiritual, divino, seria querer demais uma análise humana da vida de Jesus, por isso esse é um estudo deveras penoso. Mas o pouco que nos é contado já é o suficiente para mudarmos a forma de pensar e de agir. A humildade, a abnegação e o esforço que Jesus possuia, sendo fictício ou não, é muito grande, e me faz pensar se alguém mais se preocupa em ser , deixando o ter de lado pelo menos nesses dias de natal.
O que aconteceu com a pequena profeta do ônibus? bem ... depois dos primeiros 5 minutos de cantoria, em que os passageiros acharam graça e sorriam encantados com a menina, ela começou a incomodá-los. Quem estava perto começou a fechar a cara, a irmã mais velha da menina começou a descrimina-la por não estar cantando a música de forma correta e a vó deu uma bronca acabando com o show.
Confesso que gostaria que a menina continuasse a cantar a viagem inteira ...
E continuo pensando se as pessoas se preocupam nesses dias de natal ...

Bom Natal ...

Nenhum comentário: